sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sistema de Jogo

Hoje trago aqui um artigo sobre o sistema de jogo que mais aplico na minha equipa, apesar de gostar imenso do 4x4x2, e do qual eu falarei em outra ocasião. Os jogadores que actualmente compoem o plantel tem caracteristicas melhores para o este sistema.

Atenção que estou a falar de sistema de jogo e não de modelo como muita gente confunde mas são coisas distintas.




Constituição do Sistema 1x4x3x3:

1 Guarda Redes; 4 Defesas (2 Laterais e 2 Centrais), 3 Médios (1 Médio Defensivo e 2 Médios Interiores) e 3 Avançados (2 Alas e 1 Ponta de Lança).

Variantes:
Verificam-se essencialmente na organização dos jogadores da linha média. Assim sendo, para além da opção pelo triângulo de meio campo 1:2 (como na figura), pode ser utilizada uma configuração 2:1 (com dois médios centro mais recuados e um médio centro mais ofensivo no vértice deste triângulo).
- variação para o sistema 1x4x2x3x1 (a abordar nos próximos artigos).


Considerações Gerais:
Este é um sistema bastante em voga na actualidade, visível em muitas equipas não só ao nível das competições nacionais e internacionais , mas o tempo tende a variar para o 4x4x2. A razão para esta "proliferação", se assim lhe podemos chamar, tem a ver quanto a mim, por um lado, com os muitos casos de sucesso de equipas que jogam normalmente neste sistema (tendência para se seguir o sucesso) e, por outro, pela ocupação racional do espaço que este sistema garante, mais do que qualquer outro. Assim, do ponto de vista da organização e dinâmicas de jogo, o 1x4x3x3 permite uma fácil assimilação de princípios de ocupação do espaço, principalmente no que se aplica à organização ofensiva (amplitude de jogo garantida pela utilização de 2 alas). Relativamente a outros sistemas, a amplitude garantida pela utilização de alas retira obviamente poder de finalização na àrea (apenas 1 Ponta de Lança) e, se o processo defensivo não for devidamente cuidado, os 3 médios centro poderão ser poucos para a "luta" na zona vital do campo. Estes aspectos são obviamente suprimidos por dinâmicas de mobilidade e permutas (a atacar) e de equilíbrio e coberturas (a defender), para além da inteligência táctica indispensável nas transições - importância do processo de treino.


Aspectos Particulares:
Os 3 médios são peças fundamentais do sistema. A sua mobilidade pode permitir que apareçam em zonas de finalização mas, por outro lado, o médio defensivo terá obrigatoriamente de garantir cobertura aos colegas, para fechar espaços deixados em aberto e garantir equilíbrio numa possível transição defensiva. Os alas têm também um papel preponderante. Se por um lado devem ser rápidos, ágeis, fortes no 1x1 e evoluídos tecnicamente (conduzir, fintar, cruzar, rematar....), devem também, por outro, ter a capacidade de mudar rapidamente de atitude em processo de transição e garantir que se fecham espaços a defender - o 1x4x3x3 oscila, ou deve oscilar, para um quase 1x4x5x1 pressionante e compacto aquando da perda da bola.

Sem comentários: