sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ATLETA PERFEITO

“Um dado irrefutável: o guarda-redes é o jogador mais importante da equipa, pois pode, mais que qualquer outro jogador, marcar a diferença num jogo e numa época”.

Num Guarda-Redes encontramos o atleta perfeito, pois ele compreende reflexos e sincronização, elasticidade e força, a capacidade de se concentrar e desconcentrar sem perder o auto-controlo. A calma é essencial e a astucia um elemento fundamental, perícia e capacidade técnica são um posto que se alia a sua capacidade de liderança da equipa dentro e fora do campo (se duvidam contem quantos dos grandes Guarda-Redes são ou foram capitães das suas equipas.... eu enumero alguns: Oliver Kahn, Peter Schemeichel, Vitor Baía, Preud Home, Gianluigi Buffon, Iker Casillas,entre outros) . Gerir a pressão só está ao alcance dos grandes e quando se fala de tensão mental, nada se compara com aquilo que o Guarda-Redes sofre durante o jogo.
Pelo seu complexo objecto de estudo, pela sua metodologia de treino própria, no meu entender, quase que se pode chamar "Ciência" aos Guarda-Redes. Com eles podemos "ferver a cabeça" buscando as melhores técnicas, as melhores soluções, para os mais variados problemas que se lhes opõem, mas é isso que nos faz querer evoluir.
Se repararem na evolução do futebol, e eu não sou assim tão velho, podemos constatar que algumas das últimas regras só vem melhorar a posição do Guarda-Redes (chamem-me tolo, mas é a minha opinião) obrigando-os a melhorar as suas capacidades e a torna-los mais completos, tornando ainda mais complexa a sua posição, pois há uns anos ainda agarrava a bola quando era atrasada por um companheiro de equipa, mas isso era fácil, hoje só pode jogar com o pé e essa sua capacidade (quando se fala dos realmente bons) é cada vez mais um ícone das soluções ofensivas das equipas. Dizem os especialistas que esta e a mais recente regra dos 6 segundos bem como a dos 4 passos com a bola na mão servem para previligiar o espectáculo... ok para previligiar o espectáculo......e é verdade, cada vez mais somos nós Guarda-Redes a brilhar e a dar espectáculo.

Sem comentários: