sábado, 11 de outubro de 2008

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO FUTEBOL

O futebol é uma das modalidades desportivas que apresenta a maior dificuldade para a sua caracterização com relação ao esforço físico requerido. Em provas como 100 metros rasos do atletismo ou a maratona é fácil definir, são desportos com predominância anaeróbica e aeróbica, respectivamente. Mas o futebol apresenta características particulares em cada movimento. O respeito pela multiplicidade expressiva do homem no futebol permitirá a "criação" de um modelo de jogador desenvolvido e sem carências gritantes. Por via das exigências analíticas é se forçado por vezes a separar o sujeito-atuante (motor), do sujeito-sentimento (afetivo) e do sujeito-pensante (cognitivo), mas não se poderá perder de vista a indissociabilidade de todas as vertentes que caracterizam o homem em situação, o homem como unidade, uno na sua diversidade.
O futebol é uma modalidade desportiva intermitente, com constantes mudanças de intensidade e actividades. A imprevisibilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida exige que o atleta esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais eficiente possível pelo que a maioria das actividades relacionadas com o futebol competitivo é de intensidade submáxima.
A principal via metabólica durante o futebol competitivo é a aeróbica e as respostas metabólicas são em geral análogas às encontradas nos exercícios de endurance. A maioria das actividades é composta de movimentos sem bola .
O futebol compreende vários tipos de deslocamentos, embora a caminhada e o trote sejam predominantes. É necessário treinar a capacidade de resistência aeróbica para que os jogadores possam se movimentar, durante os 90 minutos, com períodos de movimentos de alta intensidade, como acelerações em pequenas distâncias.
“O futebol é um jogo no qual as demandas fisiológicas são multifatoriais e variam durante a partida e encontra-se alta concentração de lactato sangüíneo e elevada concentração de amônia durante o período de jogo, fato que indica que ocorre maior metabolismo muscular e alterações iônicas e estas alterações levam à fadiga”.
“O futebol é caracterizado como exercício de alta intensidade intermitente e a relação entre o repouso e períodos de baixa e grande intensidades variam de acordo com o estilo individual de jogar, mas o mais importante é a posição de jogador em campo, já que o jogador corre aproximadamente 9-10 km por partida, sendo que entre 8 - 18% é na maior velocidade individual”.
A intensidade do exercício durante o jogo pode ser determinada pela distância percorrida. Pode-se definir o futebol como um desporto de endurance de intensidade alternada. Estudos feitos dizem-nos que o futebol é uma atividade predominantemente aeróbia, com somente 12% do tempo de jogo gasto com atividades que utilizam substratos energéticos anaeróbicos. Num Jogo somente 10 - 15% da distância total é percorrida sob a forma de sprint. Constata-se que o sistema anaeróbico alático é o principal sistema anaeróbico da modalidade. O futebol é um desporto com componentes anaeróbicos aláticos e láticos. Existem características fisiológicas específicas para essa modalidade desportiva. As posições específicas também apresentam características fisiológicas diferenciadas. É evidente que as demandas fisiológicas do futebol variam com a taxa de trabalho em diferentes posições.
Os jogadores devem-se adaptar às exigências do jogo para poderem competir num alto nível. Assim, a condição física dos atletas de elite pode indicar a demanda fisiológica do jogo. O estilo de jogar influencia nas demandas fisiológicas dos jogadores. As características que devem ser trabalhadas para se chegar ao profissionalismo são: resistência aeróbia, velocidade, força, flexibilidade, agilidade, composição corporal (percentil de gordura) e somatotipo. Está provado que os atletas de futebol possuem características físicas específicas por posição.O futebol exige resistência, velocidade, agilidade e força. O futebol exige uma série de capacidades, resistência, velocidade e força como princípios decisivos, mas também agilidade e flexibilidade. A resistência tem sua importância para desempenhar uma boa performance durante todo o jogo. A velocidade é necessária para percorrer as distâncias curtas o mais rápido possível. A ligação entre as capacidades é de extrema importância, como também entre a velocidade e a agilidade.Muitas qualidades são exigidas para uma boa performance de um jogador de futebol: destreza, força, velocidade de mobilidade articular e habilidade. Essas características independem da posição dos atletas. O futebol requer força, potência, velocidade, agilidade e resistência. Penso que, apesar da importância dessas capacidades, a velocidade é talvez a mais importante. O simples fato de essa capacidade estar em evidência pode mudar uma partida. A habilidade controlada com mudanças rápida de direção, parece ser uma característica inerente aos jogadores de futebol . O jogador deve possuir uma grande bagagem técnica, para que por meio da condição física possa estar apto a desenvolver estratégias e funções táticas. Portanto, observa-se que o futebol é um desporto que exige uma atenção muito grande com relação aos esforços realizados e conseqüentes utilizações das fontes energéticas.

Sem comentários: