sábado, 27 de setembro de 2008

O Treino

O planeamento do treino desportivo é um processo metodológico e científico para conduzir os praticantes a elevados níveis de performance.
Traduz-se num conjunto de linhas gerais e específicas que procuram direccionar e orientar a trajectória da preparação do praticante ou da equipa no futuro próximo.
Planear é um procedimento de prognóstico que tem como finalidade a elaboração de um plano. Este é, no essencial, um esboço teórico prévio, um programa que descreve como e em que condições poderá determinado objectivo ser alcançado, objectivo esse definido no quadro do próprio plano que se está a conceber.
O acto de planear não termina com o início da execução do plano, uma vez que deverá ser entendido como um processo contínuo e dinâmico integrando mecanismos intrínsecos de auto-avaliação que promovam adaptações constantes do plano.
O planeamento do treino desportivo exprime-se num modelo de praticante ou de jogo da equipa, o qual é consubstanciado a partir:
- Da análise dos praticantes ou das equipas no presente;
- Da concepção por parte do treinador (incluindo as tendências evolutivas da modalidade);
- Pela definição das orientações do trabalho;- E as vias para atingir os efeitos pretendidos.

NATUREZA DO PLANEAMENTO
A natureza do planeamento do treino desportivo exprime-se essencialmente no conhecimento claro do trajecto e da forma de preparação do praticante ou da equipa que se pretende implementar num futuro próximo.

OBJECTIVOS DO PLANEAMENTO

- Construir um modelo de organização do processo de treino do praticante ou da equipa, melhorando o seu rendimento desportivo;
- Delinear um trajecto, através da aplicação de programas de acção, capazes de atingir o modelo que se pretende num futuro, realizável o mais cedo possível;

Para atingir os objectivos traçados é necessário:
- Analisar os principais aspectos positivos e negativos dos praticantes ou da equipa no presente;
- Descrever de forma clara e profunda o modelo de praticante ou da equipa que se pretende atingir no futuro (com base nas concepções do treinador, nas tendências evolutivas da modalidade, e na comparação com as características dos praticante ou da equipa);
- Elaborar programas de acção que conduzam o processo de evolução do praticante ou da equipa para o modelo pré-determinado.

IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO
“O planeamento contribui para que no treino nada aconteça por acidente, mas por desígnio dotreinador.” Bompa (1994)
O planeamento é a arte de usar conhecimentos científicos na estruturação do processo de treino. É a mais importante ferramenta do treinador na condução de um programa de treino bem organizado, pois permite a eliminação do acaso.

Deve ser simples, sugestivo e flexível, para que seja possível modificá-lo de acordo com o progresso dos praticantes ou da equipa.

NÍVEIS DE PLANEAMENTO

O planeamento do treino desportivo pode ser analisado a 3 níveis:
- Planeamento conceptual.
- Planeamento estratégico.
- Planeamento táctico.

1) Planeamento conceptual.

Em traços gerais, baseia-se na teorização da prática, estabelecendo:
- Um sistema explicativo que engloba o máximo de factos observados dentro da realidade que lhe é própria, e paralelamente;
- Estabelece e objectiva as linhas gerais orientadoras, ou seja, os pontos de partida fundamentais que pretendem indicar o caminho para um processo de treino mais eficiente dos praticantes ou das equipas.

2) Planeamento estratégico.

A planificação estratégica traduz-se em modificações pontuais e temporárias da expressão táctica do praticante ou da equipa, em função das condições e da especificidade da próxima competição (o modelo de jogo, o espaço onde se irá desenrolar a competição, a relevância do resultado…).

O seu objectivo recai na criação de dificuldades adicionais aos adversários e vantajosas para o próprio praticante ou equipa. Contudo, apresenta alguns limites:

- O praticante ou a equipa não possuírem argumentos capazes para o aproveitamento das debilidades do adversário; ou
- As modificações pontuais e temporárias a introduzir serem de tal ordem que coloquem em causa o equilíbrio da nossa equipa.

Etapas do planeamento estratégico:


Recolha de dados;
Trata-se da compilação de informações necessárias para caracterizar o adversário (particularidades dos factores de treino, qualidade dos praticantes e do treinador), assim comodas condições onde será realizada a competição (qualidade do piso, tamanho do espaço de jogo…).

Comparação de forças;
Nesta etapa procede-se à comparação dos dados recolhidos com os existentes acerca dos nossos praticantes ou equipa. È importante, por exemplo, na determinação das adaptações a fazer no plano táctico, na atribuição de missões individuais, na escolha da equipa…

Elaboração do plano táctico-estratégico;
Após a comparação, o treinador determina os aspectos principais para o sucesso na competição. Por exemplo, determinando se o sucesso no jogo passa por uma postura mais ofensiva ou defensiva, pois terá reflexos na escolha da equipa que irá jogar, na distribuição de missões tácticas…
Reunião de reconhecimento do adversário;

Trata-se de dar a conhecer aos praticantes ou equipa os aspectos considerados mais pertinentes na organização do adversário, preparando-os para a competição.

Elaboração do programa de preparação para o ciclo de treino;

Nesta fase o treinador passa à concretização do programa de preparação do respectivo ciclo de treino, determinando por exemplo, o n.º de treinos, a sua duração, os exercícios mais eficazes e ainda programando uma prova/jogo-treino que servirá de teste.

Experimentação do plano táctico-estratégico;
Trata-se da realização de uma prova/jogo-treino onde se pretende validar o programa de preparação efectuado, ou mesmo modificá-lo se necessário.

Preparação da equipa nas horas que antecedem o jogo;
Este período tem a duração de 24/36 horas antes da competição e visa a focalização dos praticantes ou equipa para a competição (estágio, último treino, e aquecimento para a competição).

Reunião de análise do jogo;
É importante pois por um lado encerra o ciclo de preparação para a competição já realizada, e por outro lado abre um novo ciclo de preparação para a competição seguinte. É um momento fundamental na confirmação ou redefinição dos programas de acção estabelecidos, corrigindo os desvios ao modelo a atingir.

3) Planeamento táctico.

É a aplicação prática do planeamento conceptual e estratégico, procurando utilizar de forma racional e oportuna durante a competição a capacidade de rendimento do praticante ou da equipa em todas as suas vertentes (física, psicológica…) com vista à concretização dos objectivos pré-definidos.
Visa essencialmente a resolução eficaz dos problemas estabelecidos pelas constantes e variáveis situações de competição, de forma a concretizar os objectivos pré-estabelecidos para um determinado confronto.
Este planeamento táctico é levado a cabo durante a competição, e traduz-se na capacidade do treinador em estabilizar ou modificar comportamentos dos praticantes ou a equipas, adequando-os em função dos variados contextos em que as situações competitivas ocorrem (lesões, substituições, descontos de tempo, árbitro…).

Etapas do planeamento táctico:
Direcção durante a competição;

A concretização dos objectivos estabelecidos passa inevitavelmente pela hábil capacidade de direcção dos praticantes ou da equipa durante a competição por parte do treinador.Este deve filtrar as informações que considera pertinentes permitindo-lhe decidir de forma rápida e segura em função do resultado, das lesões, das substituições, do árbitro e dos adversários.


Direcção durante o intervalo da competição;

Nesta fase o treinador deve ter 2 grandes preocupações:i) recuperar os seus atletas e informá-los sobre certos ajustamentos ou alterações de forma a manter ou melhorar o seu rendimento.

Na preparação para a segunda parte, o treinador deve utilizar frases curtas, instruções claras, reforçar afirmações, repetir ou reestruturar missões tácticas. A exclusiva chamada de atenção para os erros cometidos não tem qualquer efeito positivo no comportamento dos praticantes.

Acções a ter em conta após a competição;

Após a competição, o treinador deve partilhar com todos o resultado da competição, fazer uma breve intervenção, desdramatizando a derrota ou refreando a vitória, rever as lesões e avaliar o desempenho dos praticantes ou da equipa, não confundindo o rendimento com o êxito ou fracasso.

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