domingo, 23 de novembro de 2008

METODOLOGIA DE TREINO

O Futebol e o Futsal são jogos desportivos colectivos. Ao invés das modalidades individuais cujo rendimento está dependente dos padrões de intra-coordenação (técnica) estabelecidos através do treino, nos desportos colectivos a performance está dependente dos processos de inter-coordenação (táctica) estabelecida entre os praticantes.
É neste sentido que o objectivo do treino em Futebol e em Futsal deverá ser a ORGANIZAÇÃO DO JOGO DA NOSSA EQUIPA. Recorrentemente ouvimos falar em periodização táctica e em modelo de jogo, mas é preciso irmos mais além e percebermos em que consistem as mesmas.
A elevada performance em competição encontra-se relacionada com a criação de sinergias ao nível da acção entre todos os jogadores da mesma equipa. Quer isto dizer que, em cada preciso momento, todos os jogadores devem estar afinados (i.e., sensíveis) à mesma informação e, mediante as características da mesma, agir em conformidade.
Este acoplamento entre informação e acção específico da organização de jogo de cada equipa é aquilo que de forma mais comum é referido como Modelo de Jogo Adoptado.
Apenas desta forma é possível fazer com que a totalidade do comportamento da nossa equipa seja maior que a soma das acções individuais de cada jogador. Este é o pressuposto fundamental do conceito de ORGANIZAÇÃO.
Então quais serão os princípios operacionais do treino?
Resposta: perspectiva ecológico-dinâmica da aprendizagem motora!

Sem comentários: