segunda-feira, 12 de novembro de 2007

SESSÃO DE TREINO

A SESSÃO DE TREINO


A sessão de treino é a forma mais simples de estruturação do processo de treino. No entanto, é a principal ferramenta ao dispor do treinador.

TIPOS DE SESSÕES (UNIDADES) DE TREINO
Existem diferentes tipos de sessões de treino que podem ser utilizadas durante o treino, as quais são determinadas, por um lado pelo nível de rendimento dos praticantes ou das equipas, e por outro, pelo período de planeamento anual em que estes se situam.
Segundo Teodurescu (1984) e Bompa (1993) as sessões de treino podem ser dos seguintes tipos:



- Sessões de treino para conhecer os praticantes/equipa.
Estas sessões têm por objectivo o diagnóstico do estádio de preparação física, técnica, táctica… dos praticantes ou das equipas. As informações aí recolhidas são importantes para o estabelecimento de objectivos e conteúdos das unidades de treino.
Este tipo de sessões de treino é utilizado especialmente no ensino de principiantes, após uma longa interrupção no processo de treino ou quando um treinador assume a direcção de uma oca equipa.


- Sessões de treino de aprendizagem.
Têm por objectivo fundamental a assimilação de comportamentos tácticos e procedimentos técnicos essenciais ao desenrolar eficaz da actividade competitiva. São sessões de treino com poucos exercícios, executados a um nível de intensidade e densidade reduzidos (sem fadiga).

- Sessões de treino de repetição.Têm por objectivo:
- O desenvolvimento/manutenção do nível de qualidade motoras de suporte aos gestos técnicos da modalidade;
- O aperfeiçoamento dos comportamentos técnico - tácticos individuais e colectivos;
- A integração de procedimentos técnico - tácticos em regimes físicos máximos; A frequência de utilização deste tipo de sessão aumenta progressivamente em função do aumento do n.º de unidades de treino por microciclo. A predominância destas sessões é de corrigir, precisar e manter o ritmo e tempo de execução de comportamentos fundamentais para a competição.

- Sessões de treino de controlo (verificação).
Têm por objectivo fundamental a apreciação, o mais exacta possível, do progresso do rendimento dos praticantes ou da equipa, quer ao nível físico, técnico, táctico e psicológico. Nos desportos individuais esta avaliação é mais exacta (metros, segundos…). Nos JDC utilizasse jogos treino, através do qual a apreciação é realizada sobre critérios base, tendo em conta a correcção, a oportunidade e eficácia da execução dos procedimentos técnico - tácticos.


- Sessões de treino de mistos.
São as mais frequentemente utilizadas, pois combinam vários objectivos pedagógicos e diferentes processos de treino:
- Objectivos de aprendizagem combinada com objectivos de aperfeiçoamento;
- Treino individual e em grupo; - Solicitação de esforços de predominância aeróbia e anaeróbia; - Treino em circuito ou por intervalos; - Treino técnico e de preparação física e táctica. etc… Estas sessões têm grande intensidade e densidade de exercícios, diminuindo o volume. Normalmente utiliza-se uma pequena competição no final do treino, de forma a promover a aplicação real prática dos aspectos que foram treinados durante a sessão.

A FORMA DA SESSÃO DE TREINO

A eficácia da sessão depende grandemente da sua organização. Esta deverá permitir o desenvolvimento dos meios para atingir o objectivo desejado, tendo em conta as características da modalidade e as particularidades individuais. Segundo Platonov (1988) e Bompa (1993) as sessões de treino podem ser organizadas nas seguintes formas:

- Em grupo. São constituídas por um n.º limitado de praticantes e fundamentalmente utilizadas nos JDC. Esta forma de organização desenvolve o espírito de grupo e as qualidades volitivas dos praticantes, contudo é mais difícil controlar a qualidade dos exercícios e o contacto individual entre o treinador e o praticante.

-Individualmente. Os praticantes realizam a sessão de forma autónoma de forma a cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas. Estas sessões permitem o controlo individual do esforço, estimulam a autonomia e a resolução criativa dos problemas propostos. Contudo, não recria as condições da competição.

- Mistas: Resultam da combinação das duas formas referidas anteriormente.Durante a parte inicial os praticantes realizam diferentes exercícios em grupo, e durante a parte principal cada praticante tem planos individuais de acordo com objectivos específicos. No retorno à calma voltam a executar exercícios de recuperação em grupo.

- Livres: Estas devem ser limitadas exclusivamente aos praticantes de elevado nível de rendimento. Desenvolvem a confiança entre o treinador e os praticantes, todavia minimiza o controlo do treino. Contribui ainda para a participação consciente do praticante, a sua independência, bem como a sua maturidade na resolução das tarefas

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