sábado, 6 de outubro de 2007

QUERO SER TREINADOR


Quero Ser Treinador ...

Ser treinador de futebol é como comandar um exército, que é preciso distribuir pelo terreno, para, actuando de forma dinâmica, ser capaz de garantir o triunfo.
À frente dos destinos da equipa, no terreno de jogo, o técnico pode passar por estados opostos. Se está a vencer, é saudado. Se começa a perder, chovem as críticas, o seu trabalho é logo posto em causa. É a altura de vir ao de cima o melhor das qualidades do técnico. O de ser capaz de convencer o grupo de que o caminho traçado é o melhor para chegar ao triunfo.
O trabalho com a equipa durante a semana dá as indicações ao treinador sobre quem é que está em melhores condições para se apresentar na partida que se segue.
No dia do jogo, há sete atletas que vão para o banco, prontos para qualquer eventualidade, enquanto onze são os eleitos para subirem ao terreno, sentirem as vibrações no público, porem em prática a estratégia definida, como se de um jogo de xadrez se tratasse.
Cabe ao treinador conhecer as características do adversário, conhecer as potencialidades dos seus jogadores e decidir como defender, quando e como atacar as redes contrárias.
O movimento colectivo é o dado mais importante. Não há treinador que resista quando tem ao dispor apenas um somatório de individualidades, em que cada um se preocupa consigo próprio e menos com os outros (onze maradonas ?).
No entanto, também é verdade que um treinador será tanto melhor quanto souber aproveitar o melhor de cada um dos seus jogadores para atingir os objectivos globais.
Cada uma das unidades tem um papel específico a desempenhar, cada um deve tomar conta do seu quintal, mas sempre com o sentido posto no resultado do colectivo. Porque não há vitórias individuais. A vitória ou derrota é sempre pertença de todos.

Quero ser treinador...

Sem comentários: