segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A PENSAR ...

Todo o trabalho realizado num clube, todo o esforço despendido por treinadores, atletas e dirigentes de um clube, giram sempre em torno do mesmo objectivo final, que é a VITÓRIA… Mas será que isso é o mais importante? Na minha opinião também o é, mas o ser, ou querer ser vitorioso não é o mais importante. Quem é que não gosta, ou deseja, ou busca insaciavelmente a VITÓRIA?
Todos gostam da palavra VITÓRIA. Todas a buscam. Quem gosta de perder? Ninguém gosta! Mas será que o conseguir implantar conceitos, princípios e uma conduta correcta nos atletas é menos importante que a VITÓRIA? Não é menos importante, aliás é o mais importante. Mas será que isso interessa a quem vê, apoia e aplaude uma determinada equipa? Penso que na maioria não, porque a palavra VITÓRIA, entre muitas outras coisas, tem como função principal “apagar” tudo o que de mal se trabalha e transmite aos atletas. Haverá a chamada VITÓRIA moral?
Muitos dizem que não. Eu digo que sim, porque muitas vezes o efeito matemático de um jogo que se traduz numa VITÓRIA adversária, não corresponde à realidade dos factos e embora, nesse jogo, nesse determinado espaço de tempo só tenhamos alcançado a VITÓRIA moral, o certo é que essa VITÓRIA moral, poderá a curto espaço de tempo trazer a VITÓRIA matemática que se traduz em pontos e em classificações melhores. Mas quem alcança a VITÓRIA é que é o melhor? Porventura sim, porventura não…
Todos desejam a VITÓRIA, mas só lhe atribuem real significado depois de conhecerem o sabor da derrota. Eu não troco o espírito de grupo, o trabalho sério, a dedicação e o querer aprender sempre mais por uma VITÓRIA, mas também nunca desisto de procurar a VITÓRIA. Penso que é possível conciliar tudo isto. No final, muitas VITÓRIAS, sejam elas ou não de origem duvidosa, fazem uns melhores do que outros. Mas se a tal conduta, os tais princípios e o tal espírito de grupo estiverem bem sustentados numa equipa, de certeza que ninguém duvidará do trabalho feito e das grandes VITÓRIAS alcançadas, embora estas tenham um semblante invisível na tabela classificativa. Ter muitas VITÓRIAS faz de mim alguém melhor? Penso que não, porque a VITÓRIA é nós sermos competentes e capazes no que fazemos e nunca deixarmos de ir à luta, nem de acreditar. A VITÓRIA pode ser o resultado dessa soma. Nós desejamos a VITÓRIA, porque sabemos qual é o sabor amargo da derrota. Nós desejamos APRENDER, porque sabemos o quanto custa ser ignorante. Nós desejamos EVOLUÍR, porque sabemos o quando custa não mostrar nada de novo. O ESPÍRITO DE GRUPO é importante, porque torna mais fácil alcançar a VITÓRIA. NÓS SOMOS NÓS, IGUAIS A NÓS MESMOS, PORQUE NÃO TEMOS MEDO DE NOS “MOSTRARMOS” A NINGUÉM… QUER SE ALCANCE OU NÃO A TAL VITÓRIA. Uns são vitoriosos, porque a matemática através da soma dos 3 pontos assim o diz, outros são também vitoriosos e não menos que os primeiros, porque sabem dentro de si que o são, embora a tal matemática não o diga a todos…Saber o que fiz, o que faço e o que ainda poderei fazer, faz de mim um amigo inseparável da VITÓRIA… e do …VITÓRIA.

Sem comentários: