segunda-feira, 26 de novembro de 2007

MOTIVAR OS ATLETAS

Para que o treino não se torne monótono para os atletas, o treinador deve utilizar métodos de treino inovadores e que vão ao encontro das necessidades e características dos atletas que o treinador dispõe.

Dar oportunidades aos atletas para jogarem a nível de jogos oficiais. Todos os atletas gostam de se sentirem úteis à equipa.

O treino é para todos e não apenas para os titulares.

Estabelecer objectivos colectivos. Estabelecer objectivos individuais aos atletas, tais como: em 10 jogos marcar 20 golos, fazer tantos pontos, etc.

Não ser um treinador de rotinas a nível de opções táctico/técnicas, de opções organizativas (viagens/estágios), de treinos e de discurso para com os atletas.

Saber estabelecer diálogo com os atletas e não ser só o treinador a falar, pois os atletas gostam de ser ouvidos e gostam de partilhar ideias. E quando o treinador ouve os atletas é mais fácil “combater” possíveis índices de desmotivação no seio dos seus jogadores.

É importante estabelecer regras, mas mais importante é o cumprimento das mesmas. Ser treinador não é só ter um apito ao pescoço e “comandar” uma equipa dentro de campo. É fundamental lembrarmo-nos que os atletas são pessoas e têm “vida” para além do treino/jogo, ou seja, temos de ser muito mais que simples treinadores.

Sem comentários: