terça-feira, 11 de novembro de 2008

LIDERANÇA NO FUTEBOL

... Liderança não é dominação, mas a arte de convencer as pessoas a trabalhar para um objetivo comum.

Ouve-se muito a palavra liderança no mundo actual, nos negócios, no quotidiano das pessoas, no desporto e, mais especificamente no futebol. Mas o que realmente vem a ser essa palavra? Qual seu verdadeiro significado? Pode-se equacionar liderança como a situação de uma equipa que se encontra num determinado campeonato. Noutras modalidades desportivas, como no automobilismo, diz-se que o piloto X está na liderança, mas não é esse conceito ou significado para liderança que será tratado. Coloca-se liderança como a postura, a característica e a função de um treinador frente uma determinada equipa de futebol, futsal, ….
No futebol globalizado e competitivo de hoje em dia, ocorre um nivelamento dos aspectos técnicos, táticos e físicos e pouco se cria ou se inventa nessa área sem o conhecimento ou imediata utilização por todas as equipas. O empenho e dedicação dos atletas para determinadas situações ou adversários são influenciados directamente pela actuação do treinador. O papel do líder e como ele exerce a liderança será fundamental no desempenho dos atletas e da equipa, logo:


Liderança significa a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem juntas, no alcance de metas e objetivos, de forma harmônica.

O líder deve estar atento a todos os detalhes que envolvem uma equipa. Tomemos o exemplo de Scolari, está atento a tudo como líder, vê todos os detalhes, mas tem colaboradores profissionais de todas as áreas.
“O treinador é o líder, e para tanto deverá ser o condutor e articulador das relações entre os atletas de sua equipa. Ser líder é saber lidar com as diferenças no grupo e não tornar todos iguais”.
O comportamento de liderança dos técnicos tende a ser impessoal, seguindo as normas e regulamentos com rigidez para alcançar metas. Isso, entretanto, não é garantia de sucesso. A inter-acção entre comandante e comandados passa por uma série de factores de relacionamento interpessoal.
Segundo Matt “Boom” Daniel, citado por CUNHA (2005), um bom líder deve:
1. Aprender a planear - Um bom líder deve antever o futuro, deve se programar para seis meses, um ano e até cinco anos.
2. Seja íntegro - O grupo deve ser soberano, interesses individuais podem atrapalhar o planejamento.
3. Comunique-se de maneira clara - Nessa etapa é importante a troca de experiência para se atingir um bem comum.
4. Faça sua parte - O líder deve fazer o que planeou anteriormente.
5. Leve o trabalho a sério - Encare o seu trabalho ou função como a mais importante.
6. Antecipe os erros - Planeie os problemas que possam ocorrer no futuro e se prepare para enfrentá-los.
7. Reconheça que precisa de ajuda - Você deve fazer a sua parte, mas deve admitir que muitas vezes precisa de ajuda e aceitá-la.
8. Aperfeiçoe a liderança - A liderança é uma capacidade a ser desenvolvida. Treinamento e disciplina são conceitos valiosos.

Características de um líder segundo diversos autores:
1. Entusiasmo – Além de acreditar nas suas metas, o líder deve ter um desejo imenso de alcançá-las, com isso influenciará positivamente seus atletas.
2. Integridade – Os atletas devem confiar no seu líder, acreditar nas suas idéias, na sua honestidade e que fala sempre a verdade.
3. Senso de propósito e direcção – Além do conhecimento técnico da modalidade, o líder tem pleno conhecimento de seus objetivos e de como alcançá-los.
4. Disposição – O líder deve ser bem disposto e ter uma grande capacidade de suportar cargos e pressão.
5. Coragem – Deve saber escolher as decisões correctas para cada situação e não evitar utilizá-las.

Para DANIELS (2003) a essência de ser líder é “possibilitar aos outros agirem com o máximo de sua capacidade”. Segundo Chelladurai, citado por BRANDÃO; AGRESTA e REBUSTINI (2002) a liderança é fundamental no estado motivacional dos atletas e/ou equipa.
O técnico deve usar situações de momento para motivar os atletas, também aproveitar todos os acontecimentos durante a semana para motivar seus atletas utilizar muitas conversas individuais para motivar os atletas, além de histórias, fábulas, declarações de adversários, manchetes de jornais e vídeos, etc.


“Motivação – (motivo + ação) é o motivo que alguém tem para fazer alguma coisa”
O treinador deve conscientizar os atletas que o que faz uma equipa vencedora é o coletivo, mas esse coletivo de sucesso é alcançado pelos sonhos e aperfeiçoamento dos atletas.
Devido aos vários e diferentes factores que determinam e influenciam o ambiente de uma equipa, pode-se dizer que não existem valores específicos e forma de liderar, comandar, orientar e influenciar o comportamento.
Treinadores que não se prepararem psicologicamente para o cargo, não souberem a pressão que a função exige e, principalmente, não estiverem qualificados para liderar os seus atletas, estão fadados ao insucesso. O papel do líder fora de campo é imprescindível no futebol moderno. Os conhecimentos práticos e teóricos do técnico são extremamente importantes no futebol. A sua capacidade para utilizar esses conhecimentos é fundamental para liderar seus atletas e equipa a alcançar o desempenho máximo.
Muitos colocam a liderança como um factor inato, mas ela pode ser trabalhada e aprimorada até um ponto satisfatório para a função de treinador de futebol.
Ser líder não é apenas ser um técnico, implica em seguir normas sociais, emocionais e funcionais.

Sem comentários: